terça-feira, 29 de março de 2011

QUANDO A QUESTÃO SOCIAL BATE À PORTA!!!

Pessoal, eu estava esperando a aula de monitoria de amanhã, sobre Questão Social no Brasil, para poder escrever aqui no Blog. Mas resolvi comentar algumas coisas, depois de ter meus estudos interrompidos por um morador de rua que tocou a campainha.

Ele tinha um cobertor na mão, disse que estava dormindo numa praça perto da minha casa e pediu alguma coisa para comer! Então eu preparei um lanche, entreguei a ele e conversamos por algum tempo! Minha inspiração para escrever aqui foi relacionar justamente este fato com o tema FOME de um Fórum que temos que participar na faculdade.

Mas afinal de contas, o que é uma questão social? "A questão social é expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. Suas diversas manifestações são indissociáveis das relações entre as classe sociais que estruturam esse sistema e nesse sentido a Questão Social se expressa também na resistência e na disputa política." (YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão.(p. 3). 

Em outras palavras, são os problemas sociais que acontecem ao nosso redor, como a fome, a educação, o saneamento básico, o transporte, a violência, a segurança, o desemprego, entre outros.
E quando estes problemas "batem a nossa porta"? O que fazer? Não tenho nenhuma dificuldade em atender pessoas pedindo no portão, pois além de ajudar quando posso e tenho um tempo livre, aproveito para conversar com aquela pessoa, para saber a sua história.

Mas hoje, senti-me diferente, caminhando em direção ao portão, conversando com aquele homem. Vi-me não somente diante de uma pessoa, mas diante de uma Questão Social! A Fome!!!
"A fome é, conforme tantas vezes tenho afirmado, a expressão biológica de males sociológicos. Está intimamente ligada com as distorsões econômicas, a que dei, antes de ninguém, a designação de <<subdesenvolvimento>>" - frase de Josué de Castro, em Entrevista a Gonçalves de Araújo (1969).

Percebi que no caso daquele homem o problema da fome estava relacionado com outras situações, principalmente com problemas familiares e falta de moradia. Porém, mesmo com vergonha ele não hesitou em pedir...

Isso me leva a refletir que esta questão causa nas pessoas constrangimento, levando-as a situação de humilhação e discriminação, além de prejudicar seu desempenho nas mais diversas atividades, como estudar, trabalhar, resultando numa saúde debilitada, e em muitos casos levando a morte.

Porém, como disse Josué de Castro, ela é a expressão dos males sociais. É um dos reflexos mais terríveis das desigualdades existentes em nossa sociedade!!!

Reflita sobre isso, pois qualquer dia ela também baterá à sua porta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário