quinta-feira, 17 de março de 2011

COLOQUE AS PEDRAS GRANDES PRIMEIRO!

No livro de Eclesiastes, capítulo três, lemos que há um tempo determinado para todas as coisas:


Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
tempo de plantar, e tempo de se arrancar o que se plantou;
tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir; 
tempo de prantear, e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
tempo de rasgar, e tempo de coser;
tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de odiar;
tempo de guerra, e tempo de paz.

Isso nos faz perceber que o tempo é precioso, é um recurso que não se renova, que não volta mais, é algo tão importante que, passar tempo com uma pessoa significa doar parte da sua vida para estar com ela.
Uma das coisas mais difíceis de administrarmos em nossas vidas é o tempo. Vivemos numa correria sem fim, o ativismo nos consome, as semanas passam, os meses voam, quando  percebemos, a vida se foi...e ao olharmos para trás o que sentiremos?

Alívio por ter aproveitado as oportunidades, desfrutado das bênçãos, curtido a família?
Ou frustração por vermos que corremos demais, nada alcançamos e acabamos perdendo a companhia e o carinho daqueles que amávamos?

Por isso, precisamos, e eu, principalmente, aprender a priorizar algumas coisas em nossas vidas. Algumas atividades e compromissos podemos desmarcar, adiar, mas há coisas que somente nós podemos fazer.
Cultivar nosso relacionamento com Deus e com a família são um exemplo disso. Ninguém pode relacionar-se com Deus em meu lugar, ninguém pode ser esposa em meu lugar, ninguém pode substituir meu papel de mãe. Nestas áreas, somos insubstituíveis, sim!

E se não acordarmos depressa, o tempo escorrerá por nossos dedos, então, poderá ser tarde demais para tentar ser aquilo que eu não fui, fazer aquilo que eu não fiz, amar quem estava solitário, ouvir aquele que precisava de um ombro amigo!

No "Livro das Virtudes da Mulher - Sharon Jaynes & Lysa Terkeurst. Ed. Mundo Cristão.2004 - pág. 43-  São Paulo." uma das autoras traz um exemplo interessante sobre prioridades:

Em meu escritório, tenho duas jarras iguais. Enchi três quartos de uma delas de areia. Na outra, há pedras do tamanho de uma mão fechada. A jarra com areia representa minhas atividades diárias: listas de obrigações, compras, projetos comunitários, pinturas, limpeza. A lista é tão infinita quanto os grãos de areia. A outra jarra em que estão as pedras representa o que Deus deseja que eu faça em determinado dia: passar um tempo com ele, estudar sua Palavra e orar.
Se eu colocar primeiro as pedras grandes na jarra, para minha surpresa, poderei despejar toda a areia na mesma jarra, pois a areia se encaixará perfeitamente nos espaços e fendas. Mas se eu encher a jarra de areia e depois tentar colocar à força as pedras na mesma jarra, elas não caberão."


Portanto, eu te convido para que, juntos possamos dar uma "paradinha" nesta correria do dia-a-dia e refletirmos o que tem sido PRIORIDADE para nós. Se necessário for, vamos refazer nossos projetos de vida, reorganizar nossas agendas, desmarcar alguns compromissos, remarcar outros, enfim, vamos fazer o que for possível para conseguirmos em nossas vidas COLOCAR AS PEDRAS GRANDES PRIMEIRO!

Abraços








Um comentário:

  1. Gisele,

    Gostei muito do texto! Muito bom! Deus realmente te agraciou com o talento para escrever. Continue assim e não desanime. Permita que Deus te use para tocar-nos com seus textos brilhantes.

    Abraço,

    Mônica Vilela.

    ResponderExcluir