sexta-feira, 15 de abril de 2011

De dia, estudante, à noite, "professora"


"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22:6


Boa noite, pessoal!


Estes dias têm sido muito corridos para mim. Confesso que estou adaptando-me ainda com esta nova rotina de estudar, trabalhar, ser esposa, ser mãe,etc. Não é nada fácil. Mas vale a pena! Meu maior desafio é conciliar todas as atividades sem deixar de lado o que é mais importante. É claro que acima de todas as coisas, está o Senhor. Mas hoje quero falar sobre minha família, sendo mais específica, sobre minha filha Hadassa.


Este ano ela está na 5ª, que requer mais estudo e esforço. E quase todos os dias ela tem "lição de casa"!


Muitas são as vezes que chego cansada, preocupada, pensando nos trabalhos que preciso fazer, e me deparo com a mesa da cozinha cheia de livros, cadernos, estojo, e um par de olhos ansiosos me esperando. Por mais que eu fale para ela começar a lição sem mim, não tem jeito. Quando chego já ouço a frase mais comum da noite "Mãe, tenho lição".


Então, preparando o jantar vou ouvindo suas perguntas, auxiliando-a no encontro das respostas. Confesso que as vezes minha mente "vagueia", perco a concentração e peço para que ela leia a questão novamente. E ela, muito esperta, percebe e pergunta "Mãe, você não está prestando atenção?"


Nossos filhos crescem rápido, e aprendem rápido também. O ambiente familiar é esse lugar de aprendizado, de descobertas. Nele, eles conhecem nossos erros e acertos. Podem olhar para nós como pais, mesmo sabendo que somos falhos, e continuar amando-nos. Ser pai ou mãe não é fácil. É um grande desafio!!!!


O que mais me desafia e vencer meu próprio cansaço e fazê-la empenhar-se, pensar, refletir, aprender! Nesta semana pensei no versículo que escrevi acima, e minha compreensão dele tornou-se mais ampla.


Ensinar a CRIANÇA no CAMINHO em que deve andar, não implica somente em levá-la a conhecer a Cristo e serví-lO por toda a sua vida, mas é uma ORDEM expressa de Deus para que nós, pais, sejamos orientadores, direcionando os passos destes pequenos para que no futuro eles caminhem com firmeza, sozinhos.


Refiro-me a orientação de modo geral, com quem ter amizade, como gastar seu dinheiro, não abusar dos "doces", mas principalmente mostrar a eles a importância da EDUCAÇÃO, valorizar este período em que estarão na escola, construir junto com eles o SABER, dar oportunidades para que leiam, reflitam, questionem, que vejam o mundo com uma visão de águia.


Muitas crianças e jovens que não vão bem na escola, na maioria das vezes, não tem incentivo dos seus pais. Não tem apoio, não ouvem uma palavra motivadora. É como se um jogador de futebol entrasse em campo e, virando-se para a arquibancada, percebesse que não existe ninguém torcendo por ele. 


Temos que ser a "torcida" dos nossos filhos, e também seus "técnicos", ensinando, mostrando-lhes o que fazer e como agir diante das circunstâncias da vida. É claro que "dentro de campo" muitas vezes eles irão errar, cair, tropeçar, mas se olharem ao lado e avistarem nossas mãos estendidas para apoiá-los, com certeza eles se levantarão rapidamente!!!!


Então, tente você também, pois os frutos deste investimento precioso certamente aparecerão!


Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário